quarta-feira, 23 de junho de 2010

Produção Textual na Sala de Tecnologias Educacionais

A professora Jeannie sabendo da importância de inserir os alunos no mundo da tecnologia levou seus alunos do 4º ano do ensino fundamental para desenvolverem uma produção textual na STE utilizando os recursos tecnológicos. Os alunos se interessaram muito pela aula, pois a aula dessa forma se tornou mais atraente e prazerosa.




segunda-feira, 7 de junho de 2010

Projeto: Informática Básica

Projeto de curso de informática básica oferecido pela professora Aline Gomes de Lima da STE da E.M.Machado de Assis – Pólo aos professores que ainda não dominam os programas básicos do sistema operacional Windows.

INTRODUÇÃO:

Na sociedade atual o acesso à Informática configura-se como um direito, na escola, o estudante pode e deve usufruir de uma educação em que, a alfabetização tecnológica esteja incluída, porém não como um curso de Informática, mas sim, como forma de aprendizado que seja capaz de efetuar uma nova leitura de mundo. Assim, o computador precisa estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais. Nesse sentido, a Informática na escola é parte integrante de resposta ligada a questões à cidadania. Diante deste cenário é importante que o professor possa refletir sobre essa realidade, repensando sua prática, construindo ações que permitam não só lidar, com esse fato, como também construí-lo. Sendo assim, ele precisa apropriar-se dessa tecnologia e introduzi-la, no seu dia-a-dia, todavia, para que isso aconteça, devemos criar condições para a apropriação dessa ferramenta dentro do processo de construção de suas competências, utilizando e incorporando os recursos informatizados, capazes de gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.
Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Além dessa apropriação, o professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica e, é aí que entra a figura do professor de STE, pois, este, poderá estar diretamente incentivando e mobilizando o professor.

Este projeto vem ao encontro destas preocupações, pois propõe possibilitar aos professores um curso de informática básica, a fim de capacitá-los para o uso adequado das ferramentas tecnológicas (softwares, programas, navegação, etc), almejando assim promover uma conscientização das potencialidades do computador no âmbito educacional. Concluindo, a proposta é criar, com este curso, momentos em que os professores tirem suas dúvidas sobre os recursos e programas básicos do Windows, aprendam técnicas eficientes de pesquisa na internet, dinamizando suas aulas ao assumir as novas tecnologias dentro de sua prática docente. Para tanto, será desenvolvido na STE, com os professores regentes do período matutino, utilizando, na capacitação, parte da carga horária de hora atividade do mesmo.

JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que as facilidades oferecidas pelo computador possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades.

Vivenciamos, nos últimos anos, um processo de intensificação das capacitações, portanto vimos à necessidade de oferecer uma maior capacitação aos professores regente da Escola M. Machado de Assis-Pólo. Vemos ainda, que o momento atual é bastante propício, uma vez que, os cursos oferecidos pelo NTE têm levado os professores a perceber que podem fazer mais e melhor. Essa reflexão sobre a prática constitui-se em período propício para que possamos sugerir modificações com vistas ao bom uso das ferramentas tecnológicas, como instrumento pedagógico, enriquecedora do processo ensino – aprendizagem.

Justifica-se assim, a importância da capacitação dos professores para que, atualizados à cerca do domínio das novas teorias de aprendizagem e da inserção das tecnologias de informação na escola, possam trabalhar com seus alunos, possibilitando aos mesmos o acesso às informações tecnológicas, permitindo-lhes construir o conhecimento a partir de seu próprio interesse de aprender a aprender.

OBJETIVOS:
• Capacitar os professores regentes das escolas, para o melhor uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, como recursos pedagógicos, visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem.

• Contribuir no desenvolvimento de novas competências, mediante a utilização técnico–pedagógica do ambiente computacional e seus aplicativos.

• Oferecer orientações técnicas sobre os demais aplicativos usados na STE, enfocando as dificuldades apontadas pelos professores no decorrer do curso.

METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido na STE da escola, diretamente pela professora da STE. Será aplicado aos professores do Ensino Fundamental, com duração de 16 horas, sendo que 8 horas presenciais com horário flexível, de acordo com a hora atividade do professor e 8 horas a distância.

Durante o curso serão apresentadas aos professores algumas ferramentas dos aplicativos do Windows com a finalidade de demonstrar alguns recursos oferecidos pelo computador, a fim de serem utilizados como ferramentas para enriquecimento das atividades pedagógicas, incentivando os mesmos a desenvolverem atividades na forma de Projetos educativos, contextualizados aos conteúdos explorados em sala de aula.

RECURSOS:• Computadores

• CD

• Pen drive

AVALIAÇÃO Os professores cursistas serão avaliados pela sua participação, assiduidade e desempenho durante as atividades desenvolvidas nas aulas e apresentação do resultado final.

Datas Comemorativas do mês de Junho


 
01 · Semana Mundial do Meio Ambiente

01 · Dia de Caxias · Primeira transmissão de TV no Brasil
01. Dia da Imprensa
03 · Dia Mundial do Administrador de Pessoal
03 · Pentecostes
03 . Corpus Christi
05 · Dia da Ecologia
05 · Dia Mundial do Meio Ambiente
07 · Dia da Liberdade de Imprensa
08 · Dia do Citricultor
09 · Dia do Porteiro
09 · Dia do Tenista
09 · Dia da Imunização
09 · Dia Nacional de Anchieta
10 · Dia da Artilharia
10 · Dia da Língua Portuguesa
10 · Dia da Raça
11 · Dia da Marinha Brasileira
11 · Dia do Educador Sanitário
12 · Dia do Correio Aéreo Nacional
12 · Dia dos Namorados
13 · Dia de Santo Antônio
13 · Dia do Turista
14 · Dia do Solista
14 · Dia Universal de Deus
17 · Dia do Funcionário Público Aposentado
18 · Dia do Químico
18 · Imigração Japonesa
19 · Dia do Cinema Brasileiro
20 · Dia do Revendedor
21 · Dia da Mídia
21 · Dia do Imigrante
21 · Dia Universal Olímpico
21 · Início do inverno
24 · Dia das Empresas Gráficas
24 · Dia de São João
24 · Dia Internacional do Leite
26 . Dia do Metrologista
27 · Dia Nacional do Progresso
28 · Dia da Renovação Espiritual
29 · Dia de São Pedro e São Paulo
29 · Dia do Papa
29 · Dia da Telefonista
29 · Dia do Pescador
Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/comemorativas.htm