sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Redação Premiada Projeto Caça Talentos

Lembranças que me trazem saudades

 Quando a família de dona Francisca Lopes Nantes chegou aqui na região de Nova Andradina, ainda não existia cidade, a partir daí iniciou-se sua fundação. Eram pecuaristas, portanto, contribuíram para alavancar a economia da cidade.Viajaram do Rio Grande do Sul até Nova Andradina, utilizando carros de boi, pois não havia estradas, tendo que cortar o mato com foice para que pudessem passar.
Naquela época, as pessoas eram muito unidas, moravam todos juntos, os homens trabalhavam no campo, as mulheres ficavam em casa atarefadas com os afazeres domésticos.
Há cinquenta anos, a cidade era muito diferente, só existia a avenida principal, sem comércios. Dessa forma, tinham que ir até a cidade de Rio Brilhante para realizar suas compras, pois era a mais próxima, adquirindo grande quantidade de produtos, para suprirem suas necessidades durante todo o ano.
A casa era feita de taipa, depois coberta com barro, e era imensa, pois várias famílias a habitavam.
Os filhos de Clarindo Nantes, sogro de Francisca foram crescendo. Chegando a idade escolar, foi necessária a mudança dos pequenos para a cidade, sendo matriculados na Escola Estadual Joaquim de Moura Andrade. Os professores da época aplicavam corretivos severos como, palmatória. Os alunos não podiam perguntar mais de duas vezes, na terceira já eram reprimidos e castigados.
Devido tal atitude, muitos alunos se revoltaram e começaram a quebrar as vidraças de lojas e escolas. Francisca não se juntava com esses colegas, pois tinha muito medo do que poderia acontecer, pois não era acostumada com aqueles comportamentos.
Clarindo Nantes, sogro de Francisca Lopes Nantes, teve grande influência política vindo a ser vice-prefeito, pois seu pai fora o fundador do Bairro Laranjal, atual moradia da família Nantes. Também um dos principais amigos de Joaquim de Moura Andrade que hoje leva o nome da avenida principal de Nova Andradina.
Atualmente, Francisca mora no Bairro Laranjal, Município de Nova Andradina, há cinquenta e quatro anos e tem muito orgulho de pertencer a história da cidade sorriso que tanto ama.

Aluna: Élen Marques Nantes, 3º lugar na categoria redação.
Tema: Nova Andradina, 50 anos de história
Série: 8º ano
Escola: Escola Machado de Assis Pólo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Projeto Operação Caça Talentos

O Projeto Operação Caça Talentos, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec), através do Departamento de Cultura, realizou na noite de sexta-feira, dia 17 de setembro, a seleção de vencedores nas categorias desenho, pintura, escultura, redação e poesia.

O evento foi realizado no Museu Municipal, contando com as presenças da coordenadora do Departamento de Cultura, Wanger Dantas, da coordenadora pedagógica da Escola Estadual Nair Palácio de Souza, Danieli Cristine Sagati Bernegozzi Rueda, bibliotecária da Escola Nair Palácio, Alice de Jesus, diretor da Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio, Fábio Zanata, coordenadora da Escola Municipal Ministro Marcos Freire, diretora da Escola Municipal Arco Íris, Ana Soledade, e a coordenadora do curso de Administração da UFMS, Lia Moretti, representando o diretor do campus de Nova Andradina, Edson Rodrigues Carvalho.
Os trabalhos selecionados nas categorias mencionadas foram anunciados, e estarão em exposição no Museu Municipal até a próxima sexta-feira, dia 24 de setembro.
fonte:(PMNA)

A aluna Elen Marques Nantes do 8º ano ficou em 3º lugar na categoria "Redação".

Projeto de Leitura

E.M.Machado de Assis- Pólo
Professora: Sandra Inácio Caires
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 5º ano

INTRODUÇÃO

Diante das situações de dificuldade que apresenta hoje o cotidiano escolar sobre o ato de ler, percebe-se a importância de estar desenvolvendo um trabalho diferenciado voltado especificamente para a leitura, onde o objetivo principal é readaptar o aluno a situações de sala de aula conforme suas limitações.
Um dos resultados do empenho desse trabalho revela a necessidade de estar exercitando a leitura de uma forma dinâmica e descontraída.
Ao que tudo indica , um dos fatores principais que contribui para que a criança tenha dificuldade em aprender a ler, é a participação não só do professor, como da família que influencia tanto positivamente como negativamente nesta questão.
Após algumas pesquisas feitas, constata-se que há um distanciamento entre a criança e o livro, principalmente nas séries iniciais, dificultando sua aprendizagem na leitura.


DESENVOLVIMENTO

Percebe-se nos cotidianos escolares a falta de interesse do aluno pela leitura, sendo constante por parte dos professores, a procura de material que possa orientar a prática pedagógica ao ato de ler.
Sem desconsiderar os motivos pelos quais muitas escolas enfrentam as dificuldades que os alunos apresentam em aprender a ler, é que vimos a necessidade de um trabalho diferenciado neste âmbito escolar relacionado ao ato de ler.
Diante de algumas dificuldades encontradas e a falta de interesse dos alunos em exercitar a leitura na escola Machado de Assis, está sendo realizado um trabalho em conjunto, de uma forma diferenciada, dinâmica e descontraída, onde serão aplicadas várias atividades durante todo ano letivo envolvendo não só o professor e o aluno, mas principalmente a família que influencia tanto positivamente com negativamente nesta questão. Pois se a criança é estimulada a ler pelos pais desde pequena, certamente crescerá com este hábito, mas se ao contrário nunca presenciou este ato de leitura em seu ambiente familiar terá dificuldade em aprender a ler.
Dentro das prováveis situações, o professor irá buscar meios e estratégias adequadas onde verá bom resultado em seu trabalho, e acima de qualquer coisa valorizar a participação ativa do aluno como:

• Sugerir que cada dia um aluno traga de casa algo que goste de ler ( textos curtos, notícias em jornais, panfletos , etc.) Deixá-los livres para escolher sem exigências e pressões , e assim trabalhar a leitura compartilhada todos os dias antes de iniciar a aula. Esse tipo de atividade é muito importante, pois além de estimular a curiosidade do educando para a leitura, contribui para o seu desenvolvimento e desinibição.

• Outra sugestão é ampliação de uma biblioteca além do espaço escolar, onde o aluno teria acesso aos livros, escolheria um livro levando-o para a casa dentro de um prazo determinado, vencendo este prazo o aluno devolveria o livro, contaria sua história na sala de aula para os demais colegas, reproduzindo-a com suas palavras.

• No entanto, dentro da própria biblioteca poderia esta diversificando suas atividades, incluindo jogos, músicas e danças, conteúdos que chamem atenção e despertem o interesse pela leitura. Vimos a importância do cultivo ao espaço da biblioteca, através do laboratório de leitura, como lugar onde a prática de ler não esteja restrita a pesquisa e consulta , mas voltada para a satisfação de necessidades mais ampla do nosso alunado.

OBJETIVO GERAL

Constituir em formar o leitor autônomo, através do estímulo a sensibilidade, criatividade e a formação do gosto pela leitura, contribuindo para construção do conhecimento e da aprendizagem do aluno, tanto cognitivo com afetivo.

OBETIVOS ESPECÍFICOS

• Acompanhar o desenvolvimento de leitura das crianças.

• Avaliar as dificuldades do aluno de aprender a ler conforme suas limitações.

• Buscar e promover atividades diferenciadas, relacionadas ao ato da leitura.

• Investigar o motivo pelo qual as crianças apresentam dificuldades em adquirir o hábito de ler.

JUSTIFICATIVA

Este trabalho que propõem a realizar abrangerá assuntos referentes ao hábito de ler, onde se justifica a importância que a leitura tem no desenvolvimento integral da criança, como no desempenho de sua personalidade.

METODOLOGIA

Os métodos que serão utilizados para que os objetivos propostos sejam cumpridos, refere-se a atividades diferenciadas de leitura e escrita realizadas dentro e fora da sala de aula , mostrando ao aluno a importância do ato de ler através das aulas expositivas, leitura compartilhada, cantinho da leitura, textos diversificados e pesquisas no laboratório de informática. Enfim serão adotados os procedimentos necessários para que possamos ter bons resultados na realização desse projeto.

RECURSOS

• Cartazes
• Textos diversificados
• Computador
• Vídeo
• Livros infantis
• Quadro
• Giz

Poema em homenagem aos 50 anos de história de Nova Andradina

Aluno: Lucas Diniz da Cruz
Série: 6º ano

Nova Andradina, minha maior alegria


Há cinquenta anos nascia uma cidadezinha
Era muito pequenina
Um pouco engraçadinha
Mas já era uma estrelinha.

Nova Andradina era pouco habitada
Mas tinha crianças felizes brincando
Poucos carros passando
E pessoas pelas ruas passeando.

Anos depois, Nova Andradina
Tornou-se um grande Município
Lindo com muitos princípios
E diferentes tipos de trabalhos.

O prefeito Gilberto Garcia
Em parceria com trabalhadores
Tornou real o que antes eram apenas rumores
Facilitando a vida dos moradores.

Nova Andradina é um lugar por Deus abençoado
Observo suas matas, rios e céu
E fico por ela maravilhado
Não há visitante que não fique encantado.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projeto: Saúde e Qualidade de Vida

1. Projeto:

Saúde e Qualidade de Vida

2. Realização:
Professora de Educação Física
Dircéia Aparecida Gomes

3. Local:
Escola Municipal Machado de Assis – Pólo

4. Período de Realização:
14 h/aulas

5. Clientela:
Alunos do Ensino Fundamental
(6º ao 9º ano)

Apresentação

A Professora de Educação Física desenvolve o projeto Saúde e Qualidade de Vida na Escola Municipal Machado de Assis – Pólo.
A atividade física é peça fundamental para a manutenção da saúde, por isso procura-se através desse projeto incentivar, a importância da prática de exercícios para obtermos boa saúde e bem estar físico.
Pretende-se, também, trabalhar os conteúdos na sala de tecnologia para que os acadêmicos possam desenvolver habilidades com os computadores, apresentando os trabalhos em slides.

Objetivo
  • Compreender conceitos e procedimentos sobre a atividade física, exercícios, saúde e qualidade de vida e como se relacionam.
  • Vivenciar uma aula de ginástica aeróbica.
Objetivos Gerais
  • Proporcionar aos envolvidos no projeto um intercâmbio social, incentivando de forma salutar a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável.
Objetivos Específicos
  • Manutenção do bem estar físico;
  •  Desenvolver os conteúdos técnicos dos dados em sala de tecnologia;
  • Socialização dos alunos;
  • Oferecer momentos de lazer.
Conteúdos
  • Aptidão física, o que é? Sua importância.
  •  Obesidade, o que é?
  • Exercício aeróbico e anaeróbico, Qual a diferença?
  •  Conceito da atividade física, exercícios, saúde e qualidade de vida.

Desenvolvimento
Os conteúdos abordados serão desenvolvidos durante as aulas de educação física. A apresentação dos trabalhos será realizada no dia 20 de Agosto do corrente ano, no horário a partir das 10 horas, com término às 12 horas e 50 minutos, na sala de vídeo.
Os trabalhos serão apresentados no projetor pelos próprios acadêmicos.

Estratégia
Os alunos vivenciarão uma aula de aero jump.

Materiais
 Internet
 Computadores
 Projetor
 Som
 Jump
 Sala de Vídeo

Participação
Professora Aline Gomes de Lima, da sala de tecnologia.

Apresentação dos Trabalhos





Aula de ginástica vivenciada pelos acadêmicos da Escola Municipal Machado de Assis – Pólo.

domingo, 12 de setembro de 2010

Desfile Cívico 7 de Setembro

 
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com as demais secretarias municipais, realizou na manhã de terça-feira, dia 07 de setembro, o desfile cívico, na Avenida Moura Andrade. A população de Nova Andradina compareceu em massa para prestigiar o desfile, que reuniu 27 instituições públicas e particulares do município, como as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, Escolas Municipais e Estaduais com suas bandas de percussão, Centros de Educação Infantil, Apae, Clubes de Desbravadores, Secretaria Mun
icipal de Cidadania e Assistência Social e a Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas, que fechou o desfile com grande estilo.


Fonte:( PMNA)
 
Os alunos da E.M Machado de Assis fizeram uma linda apresentação sobre "Vida e Obra"  de Machado de Assis.
 
                               
                                                       
                                               

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Datas Comemorativas do Mês de Setembro

01 · Início da Semana da pátria
01 · Dia do Profissional de Educação Física
02 · Dia do Repórter Fotográfico
03 · Dia do Guarda Civil
03 · Dia do Biólogo
05 · Dia Oficial da Farmácia
05 · Dia da Amazônia
06 · Dia do Alfaiate
06 · Oficialização da letra do Hino Nacional
07 · Independência do Brasil
08 · Dia Internacional da Alfabetização
09 · Dia do Administrador
09 · Dia do Médico Veterinário
09 · Dia da Velocidade
10 · Fundação do 1º Jornal do Brasil
12 . Dia do operador de rastreamento
14 · Dia da Cruz
14 · Dia do Frevo
15 . Dia do Cliente
16 · Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
17 · Dia da Compreensão Mundial
18 · Dia dos Símbolos Nacionais
19 · Dia de São Geraldo
19 · Dia do Teatro
20 · Dia do Funcionário Municipal
20 · Dia do Gaúcho
21 · Dia da Árvore
21 · Dia do Fazendeiro
21 . Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências
22 · Data da Juventude do Brasil
22. Dia do Contador
23 · Início da primavera
23 · Dia do Soldador
23. Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações
25 · Dia Nacional do Trânsito
26 · Dia Interamericano das Relações Públicas
26. Dia Nacional do Surdo
27 · Dia de Cosme e Damião
27 · Dia do Encanador
27 · Dia Mundial de Turismo
27. Dia Nacional do Idoso
28 · Dia da Lei do Ventre Livre
29 · Dia do Anunciante
29 · Dia do Petróleo
30 · Dia da Secretária
30 · Dia da Navegação
30 · Dia Mundial do Tradutor
30 · Dia Nacional do Jornaleiro
Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/comemorativas.htm#Setembro

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Em destaque os nove melhores alunos da XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica realizada na Escola Municipal Machado de Assis- Pólo, com o professor representante, Juvenal Sorana Gomes.
Todos os alunos que participaram da Olimpíada receberão medalhas e certificados e a escola receberá uma luneta.