sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

As Tecnologias Educacionais auxiliam no processo de ensino-aprendizagem

O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitada com as novas tendências. As tecnologias têm a capacidade de promover o re-encantamento da educação, contudo não podemos pensar que este re-encantamento, reside somente nas tecnologias. 
Historicamente a tecnologia é tão antiga quanto à história da humanidade, a fala humana, a escrita e, consequentemente, aulas, livros e revistas, currículos e programas e etc. são tecnologias e que, portanto, educadores vêm usando tecnologias na educação há muito tempo. 
É apenas a familiaridade com estas tecnologias que as torna transparentes ou invisíveis. Atualmente quando se usa a expressão Tecnologia na Educação, dificilmente se pensa em quadro-negro, giz ou mesmo em livros e revistas. A expressão nos remete automaticamente aos novos equipamentos tecnológicos, e ao computador especialmente, depois do enorme sucesso da internet, vale ressaltar que é possível atualizar tecnologias consideradas “ultrapassadas” desde que educador busque conhecê-las melhor e incorpore-a sua sala de aula com a expectativa de promover conhecimento.

Vale apena ressaltar que mesmo com todas as novidades tecnológicas em sala de aula, é imprescindível a participação do docente no processo de ensino. Ele não perderá espaço, só trabalhará de uma maneira diferente, onde aluno e mestre se unem á tecnologia em busca de melhoria dos processos de aprendizagem.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Alunos da Machado de Assis homenageiam prefeito na entrega dos uniformes

O prefeito Gilberto Garcia, juntamente com a primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, secretária de Educação, Nair Lorencini Russo, coordenadora pedagógica da Semec, Elisana Tolentino Munhoz, diretora da Escola Municipal Machado de Assis – Polo, Miriam Amorim Alves e a presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) e coordenadora da escola, Maria Oliveira, entregaram na manhã desta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, os uniformes para os alunos da Escola Municipal Machado de Assis – Polo. A entrega foi iniciada com uma apresentação preparada pelos alunos da escola, que fizeram questão de agradecer o prefeito Gilberto Garcia pelos investimentos na educação.

A diretora da unidade escolar, Miriam Amorim Alves, agradeceu o prefeito Gilberto Garcia pelo carinho e a sensibilidade com a educação, e à Semec pelo apoio que a escola vem recebendo. “Muito obrigado é pouco para agradecer tudo o que tem feito por nós”, disse.
        A secretária Nair Russo afirmou que em 32 anos que atua na educação, o prefeito Gilberto Garcia foi o que mais visitou as escolas, mostrando o seu compromisso com a educação municipal. Nair disse para os alunos a importância dos uniformes, para a identificação e segurança dos estudantes, desejando neste início de ano muito sucesso, e bastante estudos. “Sei que vocês passam boa parte do dia no ônibus, se esforçam para estudar, mas aproveitem, pois o conhecimento ninguém tira de vocês. Desejo sucesso na caminhada rumo à educação”, declarou.