terça-feira, 29 de maio de 2012

Vídeo Estudantil - Nova Andradina Orgulho Sul - Matogrossense

O vídeo fala de uma música folclórica chamada cururu (quadrilha) típica da região de Nova Andradina, é usada com a queimada da fogueira e nas escolas nos dias juninos. Inventada em São Paulo e também pode ser cantada em musicas de desafio viola.





terça-feira, 22 de maio de 2012

Alunos da Escola Machado de Assis visitam o Museu Municipal

    O Museu Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade realizou na noite de segunda-feira, dia 14 de maio, a abertura da 10ª Semana Nacional dos Museus, com a exposição “Ofayé: passado e presente no Vale do Ivinhema”. 

    
     O pesquisador professor Dr. Giovani da Silva afirmou que a exposição representa o encontro de Nova Andradina com o seu passado indígena, fruto de mais de três anos de pesquisas, desde que chegou em Nova Andradina. Dr. Giovani ainda aproveitou para convidar toda população da cidade a prestigiar a exposição. “Muitas pessoas acreditam que a história de Nova Andradina começa com a vinda de Antônio Joaquim de Moura Andrade e a construção do núcleo urbano. Temos registros arqueológicos de população indígena nesta região há mais de seis mil anos, fatores que enriquecem muito a história do município e de todo o Vale do Ivinhema”, declarou.


     Após a visitação à exposição, foi exibido o vídeo “Cidade menina orgulho de nossa gente”, produzido pela Escola Municipal Pingo de Gente, que ganhou em 1º lugar no 1º Concurso de Vídeo Estudantil, na Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza. 


Escola Machado de Assis irá aderir ao Programa Mais Educação

        A Escola Municipal Machado de Assis – Polo irá aderir ao Programa Mais Educação, que possui uma proposta pedagógica de currículo diferenciado e ampliado, contribuindo para a formação integral dos alunos do 1º ao 9º anos.   


    A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec) já encaminhou solicitação ao Ministério da Educação (MEC), e agora aguarda autorização para iniciar as atividades do programa em mais uma escola da Rede Municipal de Nova Andradina, e devem ser atendidos 118 alunos nesta unidade.        
       Os alunos irão permanecer na escola das 07h20 às 15h30, onde terão além das aulas, atividades nas áreas de cultura e artes (dança), esporte e lazer (recreação, xadrez tradicional e virtual), relaxamento, e ainda quatro refeições diárias.


    O Programa Mais Educação valoriza a formação humana na sua globalidade, considerando o sujeito nas suas várias dimensões, física, psíquica, cognitiva, afetiva, ética, estética, social, emocional, entre outras, e já foi implantado com sucesso na Escola Municipal Brincando de Aprender, atendendo a 155 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
     O prefeito Gilberto Garcia considera a relevância do programa, e tem realizado investimentos nas escolas visando oferecer condições para que os alunos possam aproveitar o ambiente escolar, e ainda participar de atividades prazerosas, contribuindo pela qualidade da formação.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Importantes Objetivos com Simples Atividade


Através do jogo as crianças aprendem brincando, o que facilita a aprendizagem.

Com uma brincadeira simples e divertida como a amarelinha, podemos desenvolver nas crianças conceitos teóricos através da pratica, como: sequência numérica, o antecessor e sucessor, desenvolver suas habilidades motoras e conscientizá-las das regras aplicadas nesta atividade.



Escola Machado de Assis participa da Feira de Matemática

Aconteceu em Nova Andradina no dia 04 de maio de 2012 nas dependências do ginásio municipal de esportes a 3ª Feira de Matemática de Nova Andradina.


A escola Machado de Assis – Pólo participou com o projeto “MESA DE DESAFIOS”, cujo objetivo foi a resolução de desafios de lógica e matemática, o projeto envolveu os visitantes da feira e foi muito visitado.






O trabalho foi supervisionado pela professora Juliana Patussi e pela coordenadora Maria Oliveira, estiveram envolvidos no projeto os alunos do 8º e 9º ano: Gean, Rodrigo, Rosângela, Tainah e Gabriela, a participação e conhecimento dos alunos foi fundamental para a apresentação do projeto.



Parabéns a todos pela dedicação!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto Aprendendo com o Computador

A Informática configura-se como um direito, na escola, o estudante pode e deve usufruir de uma educação em que, a alfabetização tecnológica esteja incluída, porém não como um curso de Informática, mas sim, como forma de aprendizado que seja capaz de efetuar uma nova leitura de mundo.




As facilidades oferecidas pelo computador possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades, possibilitando ao aluno o acesso a informações permitindo-lhe construir o conhecimento.


Explicar aos alunos a importância da tecnologia e ensinar como utiliza-las através do computador e seus periféricos com o auxilio do programa educacional gcompris.





Professores e Alunos recebem prêmio de melhores de 2011


Em uma solenidade marcada por muita emoção, os Melhores de 2011 receberam na noite de quinta-feira, dia 22 de março, os notebooks, conquistados através dos Prêmios Professor e Aluno Destaque 2011, instituídos pela Lei nº 1.018, de 18 de novembro de 2011.




O prefeito ainda fez questão de agradecer a presença de todas as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil, fazendo reverências a cada uma delas. “Em Nova Andradina, a educação é levada a sério. Vocês, alunos, hoje recebem este presente, que é um mérito de vocês, que são a certeza de que nossa cidade está no caminho certo. Vocês, pais, também são peça fundamental, pois estamos preparados para ensinar, a educação deve vir de casa. O nosso sonho é de que todos vocês possam ter notebooks, pois são ferramentas importantes para o desenvolvimento da educação e do País”, concluiu o prefeito. 



Parabéns a professora Juliana e aos alunos.
Da E.M. Machado de Assis - Pólo


Grafitando o Rosto e o Corpo

Os indígenas brasileiros têm formas particulares de expressão estética. Uma delas é a pintura corporal. Além da pintura corporal, encontramos cestarias, arte plumária, objetos de madeira e cerâmica. Uma curiosidade interessante é que as crianças recém-nascidas são pintadas com jenipapo (preto), a fim de lhes conferir status de ser humano.





A professora Silvia desenvolveu a atividade com o objetivo de discutir com os alunos sobre o significado e a importância da pintura corporal para os indígenas e também a proposta de virar bicho onde os “indiozinhos” e as “indiazinhas” devem imitar o animal que originou o grafismo.