segunda-feira, 20 de maio de 2013

Programa Mais Educação


A Escola Municipal Machado de Assis- Pólo oferece  Educação Integral

Desde março do ano passado, a Escola Machado de Assis- Pólo aderiu ao Programa Mais Educação, sendo a primeira escola rural da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina a oferecer o mesmo, iniciando suas atividades no final de outubro.
O programa é uma iniciativa do Governo Federal e objetiva ampliar as oportunidades educativas e dividir a tarefa de educar entre os profissionais da educação, as famílias e os demais membros da sociedade, já que a Educação Integral oportuniza a aprendizagem conectada à vida das crianças, jovens e adolescentes, visando sua formação completa como indivíduo.
Dentre as opções oferecidas pelo Ministério da Educação, foram escolhidas quatro atividades, entre elas; Acompanhamento Pedagógico, Banda Fanfarra, Atletismo e Recreação.
O acompanhamento pedagógico, direcionado especialmente na Matemática busca desenvolver o cognitivo dos alunos, raciocínio lógico e memória, através de atividades significativas na área da referida disciplina. A atividade de Banda Fanfarra objetiva estimular a produção artística e cultural por meio do desenvolvimento da auto-estima, integração sócio-cultural e trabalho em equipe, possibilitando assim a valorização e reconhecimento das culturas populares. O Atletismo visa incentivar à prática esportiva através do desenvolvimento da socialização, cooperação e superação de limites coletivos e pessoais promovendo uma melhor qualidade de vida. A Recreação objetiva incentivar às práticas de lazer, tendo como elemento fundamental a priorização da brincadeira, considerada essencial na formação da criança e do adolescente. Através das brincadeiras os educandos têm a possibilidade de explorar o meio em que vivem, além disso, elas contribuem de forma significativa no desenvolvimento das funções psicológicas como atenção e memória e na internalização de regras e papéis sociais.       
Desde então, os monitores orientados pela coordenadora do programa e a direção da escola vem desenvolvendo seu trabalho, buscando de forma lúdica e agradável obter a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades oferecidas pelo programa.

Nossa Equipe


Nossas Atividades

Atletismo 

Corrida com obstáculos, corrida com obstáculos e revezamento, arremesso de dardo, arremesso de peso.








Alimentação


Banda Fanfarra 

Identificação do ritmo ao som da música clássica, recorte de figuras de objetos que produz som.


Acompanhamento Pedagógico 

Jogo de seqüência numérica e símbolos, jogo de tabuleiro, conceitualização da Matemática, blocos de figuras geométricas, confecção de jogos matemáticos.



Momento de descanso 


Recreação 

Brincadeiras de roda, filme, jogo da memória, tênis de mesa, brincadeiras diversificadas, futebol de botão.