quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Projeto de Leitura

E.M.Machado de Assis- Pólo
Professora: Sandra Inácio Caires
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 5º ano

INTRODUÇÃO

Diante das situações de dificuldade que apresenta hoje o cotidiano escolar sobre o ato de ler, percebe-se a importância de estar desenvolvendo um trabalho diferenciado voltado especificamente para a leitura, onde o objetivo principal é readaptar o aluno a situações de sala de aula conforme suas limitações.
Um dos resultados do empenho desse trabalho revela a necessidade de estar exercitando a leitura de uma forma dinâmica e descontraída.
Ao que tudo indica , um dos fatores principais que contribui para que a criança tenha dificuldade em aprender a ler, é a participação não só do professor, como da família que influencia tanto positivamente como negativamente nesta questão.
Após algumas pesquisas feitas, constata-se que há um distanciamento entre a criança e o livro, principalmente nas séries iniciais, dificultando sua aprendizagem na leitura.


DESENVOLVIMENTO

Percebe-se nos cotidianos escolares a falta de interesse do aluno pela leitura, sendo constante por parte dos professores, a procura de material que possa orientar a prática pedagógica ao ato de ler.
Sem desconsiderar os motivos pelos quais muitas escolas enfrentam as dificuldades que os alunos apresentam em aprender a ler, é que vimos a necessidade de um trabalho diferenciado neste âmbito escolar relacionado ao ato de ler.
Diante de algumas dificuldades encontradas e a falta de interesse dos alunos em exercitar a leitura na escola Machado de Assis, está sendo realizado um trabalho em conjunto, de uma forma diferenciada, dinâmica e descontraída, onde serão aplicadas várias atividades durante todo ano letivo envolvendo não só o professor e o aluno, mas principalmente a família que influencia tanto positivamente com negativamente nesta questão. Pois se a criança é estimulada a ler pelos pais desde pequena, certamente crescerá com este hábito, mas se ao contrário nunca presenciou este ato de leitura em seu ambiente familiar terá dificuldade em aprender a ler.
Dentro das prováveis situações, o professor irá buscar meios e estratégias adequadas onde verá bom resultado em seu trabalho, e acima de qualquer coisa valorizar a participação ativa do aluno como:

• Sugerir que cada dia um aluno traga de casa algo que goste de ler ( textos curtos, notícias em jornais, panfletos , etc.) Deixá-los livres para escolher sem exigências e pressões , e assim trabalhar a leitura compartilhada todos os dias antes de iniciar a aula. Esse tipo de atividade é muito importante, pois além de estimular a curiosidade do educando para a leitura, contribui para o seu desenvolvimento e desinibição.

• Outra sugestão é ampliação de uma biblioteca além do espaço escolar, onde o aluno teria acesso aos livros, escolheria um livro levando-o para a casa dentro de um prazo determinado, vencendo este prazo o aluno devolveria o livro, contaria sua história na sala de aula para os demais colegas, reproduzindo-a com suas palavras.

• No entanto, dentro da própria biblioteca poderia esta diversificando suas atividades, incluindo jogos, músicas e danças, conteúdos que chamem atenção e despertem o interesse pela leitura. Vimos a importância do cultivo ao espaço da biblioteca, através do laboratório de leitura, como lugar onde a prática de ler não esteja restrita a pesquisa e consulta , mas voltada para a satisfação de necessidades mais ampla do nosso alunado.

OBJETIVO GERAL

Constituir em formar o leitor autônomo, através do estímulo a sensibilidade, criatividade e a formação do gosto pela leitura, contribuindo para construção do conhecimento e da aprendizagem do aluno, tanto cognitivo com afetivo.

OBETIVOS ESPECÍFICOS

• Acompanhar o desenvolvimento de leitura das crianças.

• Avaliar as dificuldades do aluno de aprender a ler conforme suas limitações.

• Buscar e promover atividades diferenciadas, relacionadas ao ato da leitura.

• Investigar o motivo pelo qual as crianças apresentam dificuldades em adquirir o hábito de ler.

JUSTIFICATIVA

Este trabalho que propõem a realizar abrangerá assuntos referentes ao hábito de ler, onde se justifica a importância que a leitura tem no desenvolvimento integral da criança, como no desempenho de sua personalidade.

METODOLOGIA

Os métodos que serão utilizados para que os objetivos propostos sejam cumpridos, refere-se a atividades diferenciadas de leitura e escrita realizadas dentro e fora da sala de aula , mostrando ao aluno a importância do ato de ler através das aulas expositivas, leitura compartilhada, cantinho da leitura, textos diversificados e pesquisas no laboratório de informática. Enfim serão adotados os procedimentos necessários para que possamos ter bons resultados na realização desse projeto.

RECURSOS

• Cartazes
• Textos diversificados
• Computador
• Vídeo
• Livros infantis
• Quadro
• Giz

Nenhum comentário:

Postar um comentário