sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

As Tecnologias Educacionais auxiliam no processo de ensino-aprendizagem

O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitada com as novas tendências. As tecnologias têm a capacidade de promover o re-encantamento da educação, contudo não podemos pensar que este re-encantamento, reside somente nas tecnologias. 
Historicamente a tecnologia é tão antiga quanto à história da humanidade, a fala humana, a escrita e, consequentemente, aulas, livros e revistas, currículos e programas e etc. são tecnologias e que, portanto, educadores vêm usando tecnologias na educação há muito tempo. 
É apenas a familiaridade com estas tecnologias que as torna transparentes ou invisíveis. Atualmente quando se usa a expressão Tecnologia na Educação, dificilmente se pensa em quadro-negro, giz ou mesmo em livros e revistas. A expressão nos remete automaticamente aos novos equipamentos tecnológicos, e ao computador especialmente, depois do enorme sucesso da internet, vale ressaltar que é possível atualizar tecnologias consideradas “ultrapassadas” desde que educador busque conhecê-las melhor e incorpore-a sua sala de aula com a expectativa de promover conhecimento.

Vale apena ressaltar que mesmo com todas as novidades tecnológicas em sala de aula, é imprescindível a participação do docente no processo de ensino. Ele não perderá espaço, só trabalhará de uma maneira diferente, onde aluno e mestre se unem á tecnologia em busca de melhoria dos processos de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário