segunda-feira, 17 de maio de 2010

Projeto de Leitura

E.M.Machado de Assis-Pólo
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Abigail Cassiola Rovari
Série: 6º ao 9º ano.
Ano: 2010.

“Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens.”


TEMA DA PROPOSTA


Leitura como instrumento gramatical.


JUSTIFICATIVA

Promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.


OBJETIVOS

Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, sendo a mesma articulada com o conteúdo gramatical. Desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer.


PERÍODO DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O projeto será realizado durante todo o ano letivo, sendo nas turmas do 6º e 9º anos, às quintas-feiras; 7º ano às sextas-feiras; 8º ano, às segundas-feiras, nas dependências das classes.


PROCEDIMENTO

Para que seja descoberto o prazer pela leitura, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e internacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos de execução;

• Solicitar que os alunos deem um novo final ou início da história lida;

• Conhecer vida e obra do autor;

• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

• Fazer releituras conjugando a linguagem e a arte como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.


AVALIAÇÃO

Será proposto ao aluno, a leitura de um(01) livro por bimestre, sendo o mesmo adequado à sua faixa etária.

A avaliação ocorrerá da seguinte forma:

* Comentários pertencentes à história;

* Consciência fonológica;

* Vocabulário de acordo com a idade;

* Habilidade na leitura proposta;

* Interpretação textual;

* Capacidade de inferir fatos implícitos no texto.

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